quarta-feira, 10 de julho de 2013

CHARLOTE DE CHOCOLATE

Como vocês podem ver, estou na fase das sobremesas, livro novo, estou testando as receitas e fazendo adaptações, estou buscando os clássicos pois a partir da técnica podemos adaptar outros sabores e experiências sensoriais. O meu parecer a respeito desta receita é que é mais fácil do que pensei, e ficou com uma apresentação bem bonita seguindo todos os passos, o biscoito não ficou crocante mas o sabor é muito bom. Espero que vocês apreciem.
CHARLOTE DE CHOCOLATE
Ingredientes
1/2 litro de leite
1/2 fava de baunilha
24 g de gelatina sem sabor
3 gemas
100 g de açúcar
75 gramas de chocolate em barra
250 ml de creme de leite fresco
1 pacote de biscoito champanhe
Modo de Preparar
Em uma panela, ferva o leite com a baunilha. Retire do fogo e deixe descansar 10 minutos. Enquanto isso, hidrate a gelatina em água fria. Bata as gemas com o açúcar na batedeira. Retire a fava de baunilha do leite e despeje-o aos poucos no creme de ovos sem parar de bater. Despeje este creme na panela que ferveu o leite e leve novamente ao fogo brando e deixe cozinhar mexendo sem parar não deixando ferver.
Á parte em uma tigela pequena derreta o chocolate em banho maria. Quando o creme engrossar, retire do fogo e misture o chocolate e a gelatina. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando até engrossar mas não muito firme. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e junte-o aos poucos ao creme, misturando delicadamente. Reserve um pouco para decorar.
Pincele com água uma forma para charlote (com 18 cm de diâmetro e 11 cm de altura) e forre com filme plástico. Forre o fundo da forma e as laterais da forma com camadas de biscoito champanhe. Distribua os biscoitos, com a parte lisa para dentro na lateral da forma sobrepondo-os ligeiramente. Despeje o creme preparado na forma nivele com uma espátula e cubra a superfície com mais uma camada de biscoitos. Coloque na geladeira por 4 horas. Desenforme sobre uma travessa e decore a gosto com o clantilly e lascas de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário